Publicado por Andrezza Oestreicher
13 julho

5 condições médicas que podem ser percebidas pelos cães
Geral

5 condições médicas que podem ser percebidas pelos cães

Enxaqueca, câncer, diabetes, narcolepsia, estresse e ansiedade são doenças que os cães são capazes de detectar através do olfato

Quem tem cachorro em casa já deve ter notado como eles parecem perceber quando não estamos bem e até quando estamos doentes, não é mesmo?

O que muita gente ainda não sabe é que eles são realmente capazes de perceber diversas condições médicas, e tudo isso por conta do cheiro que as pessoas exalam quando estão com doenças específicas.

O nariz dos cães é de 10 mil a 100 mil vezes mais sensível do que o dos humanos, além disso, enquanto possuímos apenas 6 milhões de receptores olfativos, os cachorros têm 300 milhões. É por isso que esses animais conseguem sentir cheiros que nem imaginamos existir, como o de certas doenças.

É por conta disso que no mundo todo, o poder no nariz canino está sendo usado em hospitais e laboratórios. Os focinhos estão ajudando a detectar algumas condições médicas em seres humanos e com isso ajudando a salvar vidas.

Confira 5 condições médicas que os cachorros conseguem sentir e detectar:

1 – Câncer

Cães da instituição sem fins lucrativos In Situ Foundation têm a capacidade de detectar o câncer em estágio inicial em pequenas amostras de urina humana, saliva ou pelo hálito com mais precisão do que qualquer equipamento moderno.

2 – Diabetes

Os cachorros conseguem detectar níveis baixos de glicose no sangue de diabéticos graças a uma substância chamada isopreno. De acordo com cientistas, o isopreno cresce consideravelmente durante a hipoglicemia, chegando a dobrar. A substância, que não é notada por humanos, é percebida pelos cães através da respiração humana, que passa a conter muito isopreno durante a hipoglicemia.

3 – Narcolepsia

Essa é uma condição médica muito perigosa. A narcolepsia é um distúrbio cerebral que afeta a capacidade de controlar os ciclos sono e atenção/insônia. Isso significa que uma pessoa pode adormecer de repente enquanto sobe uma escada ou atravessa uma rua movimentada. Cães de serviço conseguem ajudar pessoas que sofrem com esse distúrbio por terem uma capacidade de detectar uma mudança bioquímica sutil, que ocorre no odor, quando um ataque está chegando. Dessa forma, esses animais conseguem alertar a pessoa que sofre dessa condição a tempo para ela buscar segurança e não sofrer acidentes.

4 – Enxaquecas

Apesar de não ser uma doença que causa grandes riscos, pessoas que sofrem com enxaqueca podem ficar bastante debilitadas durante as crises. Um estudo informal observou que 60% dos pacientes entrevistados que sofrem com enxaqueca disseram que seu cão os havia alertado de alguma forma pouco tempo antes de aparecer uma dor.

5 – Estresse e ansiedade

Os cães conseguem facilmente sentir quando estamos estressados e ansiosos. Isso acontece porque eles conseguem sentir o cheiro que exalamos, e é imperceptível para nós mesmos, quando liberamos certos hormônios, como adrenalina e cortisol, enquanto vivemos situações estressantes ou de ansiedade. Essa percepção dos cães ajuda especialmente pessoas que apresentam condições como espectro do autismo e estresse pós-traumático.

Fonte R

Apoiam a Ong Super Vira-lata

Envie sua Mensagem

Nossos Parceiros

  • Faça sua doação

    Você pode colaborar trazendo amor para nossos animais, adotando, fazendo doações de ração e insumos, doações em dinheiro ou adotando virtualmente um de nossos animaizinhos. Toda forma de ajuda é muito bem vinda!Saiba Mais

  • Endereço

    Email:
    adocao@superviralata.org.br
     

  • Redes Sociais

    Curta nossa página no FB e acompanhe as novidades.