Publicado por Andrezza Oestreicher
6 setembro

Por que brincar é tão importante para os cachorros?
Geral

Por que brincar é tão importante para os cachorros?

Além de proporcionar bem-estar e benefícios físicos, ter um tempo de qualidade para brincar também ajuda a manter o cérebro dos cães sempre ativo

Além de ser muito divertido, deixar o animal mais feliz e ajudar a gastar energias, brincar, principalmente ao ar livre, traz diversos benefícios físicos e mentais para os cães, da mesma forma que acontece com as crianças.

Assim como manter a saúde em dia e evitar que eles fiquem acima do peso, ter um tempo de qualidade para brincar também traz benefícios mentais para os cães, como evitar a ansiedade e o tédio e ajudar a manter o cérebro do animal sempre ativo.

Os cachorros não podem tomar medicamentos e nem comer uma série de alimentos que costumamos consumir para ajudar a ter a memória sempre boa e o cérebro funcionando da forma que deve. No caso deles, as brincadeiras podem ser um ótimo remédio para essas questões.

Estudos feitos com ratos comprovaram que jogos desencadearam os receptores do centro de recompensa no cérebro de uma forma química que faz com que alguém se sinta satisfeito e feliz. Os mesmos receptores são desencadeados por certas drogas e outras experiências prazerosas.

Ter um tempo de qualidade para brincadeiras que vão fazer os cães gastarem energia e socializar proporcionam benefícios, felicidade e muito prazer para os cães.

Durante algumas brincadeiras ao ar livre, como correr, pegar a bolinha, procurar algum brinquedo ou capturar o disco no ar, ajuda a praticar habilidades físicas que fazem parte da história dos cachorros e que eles podem precisar na natureza para sobreviver, como perseguir e capturar presas, coisas que seus antepassados precisavam fazer.

Manter essas habilidades ajuda os cães a se sentirem seguros em sua capacidade de sobreviver, principalmente aqueles que possuem um instinto de caça maior.

Qualquer brinquedo ou brincadeira que permita ao cão participar de atividades naturais é benéfico. Aqueles que envolvem mais de um sentido do animal ao mesmo tempo são melhores ainda para o cérebro.

Uma boa dica são os brinquedos do tipo quebra-cabeça. Eles desafiam o cachorro e fazem o animal pensar em como ele vai atingir o seu objetivo, que pode ser, por exemplo, tirar um petisco de dentro de um brinquedo.

Com o dia a dia tão corrido e atarefado que muitos de nós temos, acabamos não dando tanta importância para esse momento de brincadeira dos cães e com eles. Porém, é essencial lembrar que, além de benefícios para nós, as brincadeiras, tanto sozinhos quanto com humanos e outros animais, são extremamente importantes para a saúde física e mental de nossos cachorros.

Fonte R

Apoiam a Ong Super Vira-lata

Envie sua Mensagem

Nossos Parceiros

  • Faça sua doação

    Você pode colaborar trazendo amor para nossos animais, adotando, fazendo doações de ração e insumos, doações em dinheiro ou adotando virtualmente um de nossos animaizinhos. Toda forma de ajuda é muito bem vinda!Saiba Mais

  • Endereço

    Email:
    adocao@superviralata.org.br
     

  • Redes Sociais

    Curta nossa página no FB e acompanhe as novidades.